DÚVIDAS FREQUENTES

 

É POSSÍVEL MINHA LENTE IR PARA A PARTE DE TRÁS DO OLHO?

De jeito nenhum. É anatomicamente impossível. Existe uma membrana que cobre seu olho e se conecta com o interior da pálpebra, então isso não é possível de acontecer.


LENTES DE CONTATO PODEM ARRANHAR MEUS OLHOS?

Alguns problemas relacionados às lentes podem acontecer, mas são incomuns. Os problemas oculares mais comuns são causados por lentes mal adaptadas, falta de cuidados e por não seguimento das recomendações de uso e descarte das lentes.


A LENTE PODE FICAR PRESA NO OLHO?

Raramente. Lentes de contato podem ser retiradas facilmente com os métodos recomendados pelo seu oftalmologista.


A LENTE PODE PULAR PARA FORA DO OLHO?

Não é comum. Com a colocação certa, as lentes devem ficar no lugar correto o tempo todo. Mesmo se a lente se mover, o que é raro, ela deve ficar no seu olho até você arrumar a posição.


DOENÇAS OCULARES SÃO MAIS COMUNS EM USUÁRIOS DE LENTES?

Problemas oculares relacionados às lentes podem ocorrer, mas são raros. As infecções são mais comumente relacionadas ao não seguimento das recomendações de uso e descarte das lentes, e dos cuidados com a higiene e manutenção das lentes e do estojo. Se você seguir as instruções de uso do fabricante e recomendações do seu oftalmologista sobre os cuidados necessários, tudo vai ficar bem.


LENTES DE CONTATO SÃO MAIS CARAS DO QUE ÓCULOS?

Lentes podem ser acessíveis. Além de todos os benefícios que as lentes podem proporcionar, o custo vai depender do número de dias usados durante a semana e do modelo de lente que você usa, algumas lentes precisam de solução para limpeza e manutenção, já outras não. Além disso, substituir uma lente de contato perdida é mais barato e fácil em comparação com a substituição de óculos perdidos ou danificados.


SÓ POSSO USAR LENTES SE PRECISO DE CORREÇÃO VISUAL O TEMPO TODO?

Se sua necessidade de correção não é tão grande, lentes de contato são uma maneira simples e sempre disponível para usar apenas em algumas situações, como na prática de esportes. Diferente dos óculos, as lentes não sujam, caem ou quebram, e também não atrapalham o seu campo de visão.


SE VOCÊ USA LENTES, É POSSÍVEL COMPARTILHAR COM OUTRA PESSOA?

Não. Suas lentes se enquadram às suas necessidades e são de uso exclusivo seu. Jamais compartilhe lentes!
 

APENAS ADULTOS PODEM USAR LENTES DE CONTATO?

Muitos adolescentes e até mesmo crianças usam lentes. Não existe idade mínima para começar a usar lentes, tem se observado que algumas crianças são maduras o suficiente para usar e cuidar. Mas para isso é necessário que os pais ou responsáveis autorizem!


OS OLHOS PRECISAM DE UM “TEMPO PARA RESPIRAR” SEM LENTES?

No geral, não. A menos que seu oftalmologista tenha instruído você sobre o contrário, você pode usar todos os dias.


LENTES DE CONTATO FAZEM MAL PARA OS OLHOS?

Lentes de contato são seguras quando usadas corretamente. Certifique-se de seguir sempre as recomendações de uso, descarte das lentes, limpeza e manutenção recomendadas pelo seu oftalmologista.


QUAL A IDADE MÍNIMA PARA USAR LENTES DE CONTATOS?

Muitos adolescentes e até mesmo crianças usam lentes. Não existe idade mínima para começar a usar lentes, tem se observado que algumas crianças são maduras o suficiente para usar e cuidar. Mas para isso é necessário que os pais ou responsáveis autorizem! Quando recomendadas pelo seu oftalmologista, as lentes podem ser usadas desde a infância. Mas, na verdade, a grande questão é sobre responsabilidade. Seguindo as instruções de uso e as recomendações do seu oftalmologista sobre o uso e descarte das lentes, e cuidados de higiene e manutenção das lentes e do estojo, então você está pronto!


A LENTE DE CONTATO PODE COLAR NO MEU OLHO?

Raramente. Lentes de contato podem ser retiradas facilmente com os métodos recomendados pelo seu oftalmologista.


É DIFICIL CUIDAR DAS LENTES DE CONTATO?

Avanços na tecnologia tornaram as lentes de contato práticas e fáceis de usar. E cuidar delas é fácil com soluções multipropósito para lentes, que tornam a limpeza, desinfecção e armazenamento das lentes uma tarefa simples e conveniente. Para formas mais práticas de usar lentes, considere o uso de lentes de descarte diário. É só usar por um dia e descartá-las no final do dia.


EU POSSO CONTINUAR USANDO MEUS ÓCULOS SE EU COMEÇAR A USAR LENTES DE CONTATO?

Claro. Você pode usar lentes e óculos, alternando-os de acordo com a atividade, necessidade ou preferência. De qualquer forma, você pode usar lentes em tempo integral. A escolha só depende de você e do seu oftalmologista.
 

EU NÃO USO ÓCULOS O TEMPO INTEIRO. POR QUE EU DEVERIA USAR LENTES DE CONTATO?

Se a sua necessidade de correção visual não é grande, lentes de contato são uma alternativa fácil e sempre disponível para usar, em especial em certas ocasiões como a prática de esportes. E, ao contrário dos óculos, as lentes não embaçam, caem ou quebram, e você tampouco perde visão periférica.


EU POSSO USAR LENTES DE CONTATO ENQUANTO PARTICIPO DE ESPORTES OU ATIVIDADES RECREACIONAIS?

Claro que sim. Elas oferecem uma visão nítida e você não irá se preocupar com problemas como embaçamento, quedas ou quebras durante uma partida, além de não sofrer com a perda da visão periférica ocasionada por óculos.


INFECÇÕES DE OLHO SÃO COMUNS QUANDO SE USA LENTES DE CONTATO?

Problemas oculares ocasionados pelo uso de lentes de contato podem acontecer, mas são raros. Infecções são mais comuns quando relacionadas a más rotinas de limpeza ou outras questões relacionadas ao cuidado das lentes. Se você seguir as instruções do seu oftalmologista para o uso e cuidado apropriados, não devem ocorrer problemas.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE LENTES DE DESCARTE DIÁRIO E DE TROCA PROGRAMADA?

Lentes de descarte diário são para uso único, e então, descartadas ao final do dia. Além disso, o descarte diário elimina o uso de solução de limpeza e a necessidade do estojo.
Lentes de troca programada são utilizadas por um período que vai de duas semanas a um mês (dependendo das lentes e da recomendação do seu médico) e requerem limpeza e desinfecção diariamente.
Uso Estendido significa que você pode dormir com a lente por até seis noites/sete dias (baseado na recomendação do seu médico). Algumas lentes são aprovadas para uso ainda mais longo, mas nós acreditamos que um ciclo de uso mais curto, e o uso de lentes em que a troca é mais frequente, seja mais confortável.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE LENTES TÓRICAS E LENTES PARA ASTIGMATISMO?

Em geral, lentes de contato bifocais são projetadas com apenas duas zonas de visão (perto e longe) na mesma lente. Lentes de contato multifocais são projetadas com mais de duas zonas de visão (perto, longe e intermediário) em cada lente.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE LENTES DE CONTATO BIFOCAIS E MULTIFOCAIS?

Em geral, lentes de contato bifocais são projetadas com apenas duas zonas de visão (perto e longe) na mesma lente. Lentes de contato multifocais são projetadas com mais de duas zonas de visão (perto, longe e intermediário) em cada lente.


O QUE É HIDROGEL?

Hidrogel é um polímero plástico maleável e que retém água usado para fazer lentes de contato.


O QUE É SILICONE HIDROGEL?

Silicone hidrogel também é um material de lentes de contato.
 

EU FUI DIAGNOSTICADO COM ASTIGMATISMO. EU POSSO USAR LENTES DE CONTATO?

Sim. Astigmatismo não é uma barreira para usar lentes de contato. Todas as empresas hoje possuem lentes para este tipo de correção visual.


EU POSSO USAR LENTES DE CONTATO SE EU FIZ CIRURGIA PARA CATARATA?

Talvez. Apenas o seu oftalmologista pode dizer com segurança. Se o seu médico acreditar que lentes são uma opção para você, nós acreditamos que ACUVUE® é uma excelente escolha. 


SE EU REALIZEI UMA CIRURGIA OCULAR, EU POSSO USAR LENTES DE CONTATO?

Talvez. Apenas o seu oftalmologista pode dizer com segurança. A cirurgia LASIK altera permanentemente a forma do seu olho, mas não previne o desenvolvimento de presbiopia, portanto você ainda precisará de correção visual em algum momento.


COMO ALERGIAS AFETAM LENTES DE CONTATO?

Alergênicos transportados pelo ar, como o pólen, podem se acumular em sua lente, causando desconforto.


LENTES DE CONTATO SÃO MAIS CARAS QUE ÓCULOS?

Lentes podem ser acessíveis. Além de todos os benefícios que as lentes podem proporcionar, o custo vai depender do número de dias usados durante a semana e do modelo de lente que você usa, algumas lentes precisam de solução para limpeza e manutenção, já outras não. Além disso, substituir uma lente de contato perdida é mais barato e fácil em comparação com a substituição de óculos perdidos ou danificados.
 

MODO DE USO

COMO COLOCAR E TIRAR SUAS LENTES DE CONTATO

Colocar e tirar lentes é muito fácil. Depois de algumas tentativas, você se tornará um expert. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você.
Sempre lave suas mãos com um sabonete suave e seque-as com uma toalha sem felpas antes de tocar suas lentes.
Limpe, enxágüe e desinfete suas lentes cada vez que removê-las.
Sempre manuseie a mesma lente primeiro, para evitar confusões entre lente esquerda e direita.

 

COLOCANDO AS LENTES DE CONTATO

1. Você pode enxaguar suas lentes com uma solução multiuso ou com soro fisiológico antes de colocá-las.
2. Ponha uma das lentes na ponta do dedo indicador da mão com a qual você escreve. Certifique-se de que a lente está do lado correto (as bordas devem estar viradas para cima, não para fora).
3. Olhe para frente. Abaixe sua pálpebra inferior com o dedo médio da outra mão.
4. Puxe a pálpebra superior com a outra mão e olhe para cima.
5. Coloque delicadamente a lente na parte inferior do branco do olho.
6. Retire o dedo indicador e solte a pálpebra.
7. Olhe para baixo e feche seus olhos por um tempo. A lente se centralizará.
Repita o procedimento para a outra lente.

 

RETIRANDO AS LENTES DE CONTATO

1. Você pode utilizar gotas lubrificantes ou umidificantes antes de retirar suas lentes. Uma ou duas gotas em cada olho são suficientes para umidificar as lentes, tornando-as mais fáceis de serem retiradas.
2. Olhe para cima e puxe a pálpebra inferior com o dedo médio da mão com a qual você escreve
3. Coloque seu dedo indicador na borda inferior da sua lente e deslize-a para baixo, até o branco do olho.
4. Aperte levemente a lente entre o seu dedo indicador e seu polegar e remova-a com cuidado.
5. Repita o procedimento para o outro olho.
Se as bordas da sua lente grudarem, aplique algumas gotas de soro fisiológico ou solução multiuso e friccione a lente gentilmente até que as bordas se separem


LENTES DE CONTATO LIMPEZA E CUIDADOS

É fato: as lentes de contato aos poucos estão se popularizando e se tornando mais comuns na rotina dos brasileiros. Dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (Soblec), cerca de 2,5 milhões de pessoas são usuárias no país – a grande maioria representada por mulheres, adolescentes e atletas.
Mas apesar desse crescimento no uso das lentes de contato, oftalmologistas insistem em enfatizar a necessidade de uma higiene bem feita. Segundo oftalmologistas, a maioria das complicações encontradas com o uso das lentes de contato se dá por falhas na manutenção dos usuários.
Assim, trocar as lentes conforme necessário, usar produtos adequados de limpeza e cuidar do estojo das lentes ajudam na manutenção da saúde ocular e no prolongamento da vida útil dessas pequenas notáveis. A limpeza, o enxágüe e a desinfecção auxiliam na conservação das lentes, removem os depósitos ambientais e do próprio filme lacrimal, eliminam microorganismos e evitam complicações, que vão de conjuntivites a úlcera de córnea.
Um dos impulsos para que as lentes de contato conquistassem mais adeptos foi a “descomplicação” no manuseio e conservação das mesmas. Soluções multiuso, que reúnem as propriedades de limpeza, desinfecção e umidificação em um só produto, por exemplo, minimizam os gastos e facilitam a manutenção diária. De acordo com oftalmologistas, a limpeza e a desinfecção das lentes sempre que utilizadas colaboram enormemente para evitar complicações posteriores nos olhos. “É necessário o uso de soluções preparadas que sejam compatíveis com o olho e com o tipo de lente utilizada”.
 

SEMPRE:

• Lave suas mãos com um sabonete suave e seque-as com uma toalha sem felpas antes de tocar as lentes.
• Sempre manuseie a mesma lente primeiro, para evitar confusões entre lente esquerda e direita
• Limpe, enxágüe e desinfete suas lentes cada vez que removê-las. Siga as instruções de seu oftalmologista.
• Aplique spray de cabelo antes de colocar suas lentes.
• Aplique maquiagem depois de colocar suas lentes
• Mantenha fechadas todas as embalagens das soluções quando não estiverem sendo usadas.
• Utilize as soluções antes do término do prazo de validade indicado na embalagem; se o prazo vencer, jogue fora as soluções.
• Limpe seu estojo de lentes diariamente e deixe-o secar ao ar livre. Substitua seu estojo de lentes a cada três meses.
• Marque consultas periódicas com seu oftalmologista.
• Entre em contato com seu oftalmologista se você tiver alguma dúvida ou preocupação.

 

NUNCA:

• Permita que sabonetes, cosméticos ou outras substâncias entrem em contato com suas lentes.
• Encoste a ponta de uma embalagem de solução em qualquer superfície, incluindo o seu dedo e as próprias lentes de contato.
• Reutilize qualquer solução para lentes de contato.
• Utilize colírios ou soluções não indicadas para uso com lentes de contato.
• Use suas lentes de contato na presença de vapores ou fumaças prejudiciais ou irritantes.
• Aplique maquiagem para olhos na porção interior de sua pálpebra.
• Utilize maquiagem que possa escorrer para dentro do seu olho.

 

O QUE É MIOPIA?

A Miopia é a condição em que os raios de luz são focalizados antes de atingirem a retina. O míope enxerga bem os objetos próximos e, quando tenta focalizar algo mais afastado, procura forçar a vista na tentativa de reduzir a distância. Por isso, para enxergar um ponto mais distante, o míope aperta os olhos. A miopia mais comum é a axial, que se caracteriza pelo olho ser maior que o normal.
 

O QUE É HIPERMETROPIA?

A Hipermetropia é a condição inversa à miopia, em que os raios de luz são focalizados após a retina. A Hipermetropia mais comum é a axial, que se caracteriza pelo olho ser menor do que o normal.
O hipermétrope vê melhor os objetos distantes. Pode- se observar que quem tem este problema costuma colocar o jornal a certa distância para poder lê-lo.


O QUE É ASTIGMATISMO?

Astigmatismo é uma imperfeição comum, leve e facilmente tratável na curvatura do olho. A maior parte do poder de foco no olho ocorre ao longo da superfície frontal, chamada córnea. A próxima estrutura envolvida na focagem é o cristalino, lente que fica atrás da iris no interior do olho.
O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada ou dupla. Se a visão está apenas um pouco afetada, é possível que não tenha nada de errado. Astigmatismo mais significativo pode causar distorções visíveis.

 

O QUE É PRESBIOPIA?

Presbiopia é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: