De jeito nenhum. É anatomicamente impossível. Existe uma membrana que cobre seu olho e se conecta com o interior da pálpebra, então isso não é possível de acontecer.
Alguns problemas relacionados às lentes podem acontecer, mas são incomuns. Os problemas oculares mais comuns são causados por lentes mal adaptadas, falta de cuidados e por não seguimento das recomendações de uso e descarte das lentes.
Raramente. Lentes de contato podem ser retiradas facilmente com os métodos recomendados pelo seu oftalmologista.
Não é comum. Com a colocação certa, as lentes devem ficar no lugar correto o tempo todo. Mesmo se a lente se mover, o que é raro, ela deve ficar no seu olho até você arrumar a posição.
Problemas oculares relacionados às lentes podem ocorrer, mas são raros. As infecções são mais comumente relacionadas ao não seguimento das recomendações de uso e descarte das lentes, e dos cuidados com a higiene e manutenção das lentes e do estojo. Se você seguir as instruções de uso do fabricante e recomendações do seu oftalmologista sobre os cuidados necessários, tudo vai ficar bem.
Lentes podem ser acessíveis. Além de todos os benefícios que as lentes podem proporcionar, o custo vai depender do número de dias usados durante a semana e do modelo de lente que você usa, algumas lentes precisam de solução para limpeza e manutenção, já outras não. Além disso, substituir uma lente de contato perdida é mais barato e fácil em comparação com a substituição de óculos perdidos ou danificados.
Se sua necessidade de correção não é tão grande, lentes de contato são uma maneira simples e sempre disponível para usar apenas em algumas situações, como na prática de esportes. Diferente dos óculos, as lentes não sujam, caem ou quebram, e também não atrapalham o seu campo de visão.
Não. Suas lentes se enquadram às suas necessidades e são de uso exclusivo seu. Jamais compartilhe lentes!
Muitos adolescentes e até mesmo crianças usam lentes. Não existe idade mínima para começar a usar lentes, tem se observado que algumas crianças são maduras o suficiente para usar e cuidar. Mas para isso é necessário que os pais ou responsáveis autorizem!
No geral, não. A menos que seu oftalmologista tenha instruído você sobre o contrário, você pode usar todos os dias.
Lentes de contato são seguras quando usadas corretamente. Certifique-se de seguir sempre as recomendações de uso, descarte das lentes, limpeza e manutenção recomendadas pelo seu oftalmologista.
Muitos adolescentes e até mesmo crianças usam lentes. Não existe idade mínima para começar a usar lentes, tem se observado que algumas crianças são maduras o suficiente para usar e cuidar. Mas para isso é necessário que os pais ou responsáveis autorizem! Quando recomendadas pelo seu oftalmologista, as lentes podem ser usadas desde a infância. Mas, na verdade, a grande questão é sobre responsabilidade. Seguindo as instruções de uso e as recomendações do seu oftalmologista sobre o uso e descarte das lentes, e cuidados de higiene e manutenção das lentes e do estojo, então você está pronto!
Raramente. Lentes de contato podem ser retiradas facilmente com os métodos recomendados pelo seu oftalmologista.
Avanços na tecnologia tornaram as lentes de contato práticas e fáceis de usar. E cuidar delas é fácil com soluções multipropósito para lentes, que tornam a limpeza, desinfecção e armazenamento das lentes uma tarefa simples e conveniente. Para formas mais práticas de usar lentes, considere o uso de lentes de descarte diário. É só usar por um dia e descartá-las no final do dia.
Claro. Você pode usar lentes e óculos, alternando-os de acordo com a atividade, necessidade ou preferência. De qualquer forma, você pode usar lentes em tempo integral. A escolha só depende de você e do seu oftalmologista.
Se a sua necessidade de correção visual não é grande, lentes de contato são uma alternativa fácil e sempre disponível para usar, em especial em certas ocasiões como a prática de esportes. E, ao contrário dos óculos, as lentes não embaçam, caem ou quebram, e você tampouco perde visão periférica.
Claro que sim. Elas oferecem uma visão nítida e você não irá se preocupar com problemas como embaçamento, quedas ou quebras durante uma partida, além de não sofrer com a perda da visão periférica ocasionada por óculos.
Problemas oculares ocasionados pelo uso de lentes de contato podem acontecer, mas são raros. Infecções são mais comuns quando relacionadas a más rotinas de limpeza ou outras questões relacionadas ao cuidado das lentes. Se você seguir as instruções do seu oftalmologista para o uso e cuidado apropriados, não devem ocorrer problemas.
Lentes de descarte diário são para uso único, e então, descartadas ao final do dia. Além disso, o descarte diário elimina o uso de solução de limpeza e a necessidade do estojo.
Lentes de troca programada são utilizadas por um período que vai de duas semanas a um mês (dependendo das lentes e da recomendação do seu médico) e requerem limpeza e desinfecção diariamente.
Uso Estendido significa que você pode dormir com a lente por até seis noites/sete dias (baseado na recomendação do seu médico). Algumas lentes são aprovadas para uso ainda mais longo, mas nós acreditamos que um ciclo de uso mais curto, e o uso de lentes em que a troca é mais frequente, seja mais confortável.
Em geral, lentes de contato bifocais são projetadas com apenas duas zonas de visão (perto e longe) na mesma lente. Lentes de contato multifocais são projetadas com mais de duas zonas de visão (perto, longe e intermediário) em cada lente.
Em geral, lentes de contato bifocais são projetadas com apenas duas zonas de visão (perto e longe) na mesma lente. Lentes de contato multifocais são projetadas com mais de duas zonas de visão (perto, longe e intermediário) em cada lente.
Hidrogel é um polímero plástico maleável e que retém água usado para fazer lentes de contato.
Silicone hidrogel também é um material de lentes de contato.
Sim. Astigmatismo não é uma barreira para usar lentes de contato. Todas as empresas hoje possuem lentes para este tipo de correção visual.
Talvez. Apenas o seu oftalmologista pode dizer com segurança. Se o seu médico acreditar que lentes são uma opção para você, nós acreditamos que ACUVUE® é uma excelente escolha.
Talvez. Apenas o seu oftalmologista pode dizer com segurança. A cirurgia LASIK altera permanentemente a forma do seu olho, mas não previne o desenvolvimento de presbiopia, portanto você ainda precisará de correção visual em algum momento.
Alergênicos transportados pelo ar, como o pólen, podem se acumular em sua lente, causando desconforto.
Lentes podem ser acessíveis. Além de todos os benefícios que as lentes podem proporcionar, o custo vai depender do número de dias usados durante a semana e do modelo de lente que você usa, algumas lentes precisam de solução para limpeza e manutenção, já outras não. Além disso, substituir uma lente de contato perdida é mais barato e fácil em comparação com a substituição de óculos perdidos ou danificados.
COMO COLOCAR E TIRAR SUAS LENTES DE CONTATO
Colocar e tirar lentes é muito fácil. Depois de algumas tentativas, você se tornará um expert. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você.
Sempre lave suas mãos com um sabonete suave e seque-as com uma toalha sem felpas antes de tocar suas lentes.
Limpe, enxágüe e desinfete suas lentes cada vez que removê-las.
Sempre manuseie a mesma lente primeiro, para evitar confusões entre lente esquerda e direita.
1. Você pode enxaguar suas lentes com uma solução multiuso ou com soro fisiológico antes de colocá-las.
2. Ponha uma das lentes na ponta do dedo indicador da mão com a qual você escreve. Certifique-se de que a lente está do lado correto (as bordas devem estar viradas para cima, não para fora).
3. Olhe para frente. Abaixe sua pálpebra inferior com o dedo médio da outra mão.
4. Puxe a pálpebra superior com a outra mão e olhe para cima.
5. Coloque delicadamente a lente na parte inferior do branco do olho.
6. Retire o dedo indicador e solte a pálpebra.
7. Olhe para baixo e feche seus olhos por um tempo. A lente se centralizará.
Repita o procedimento para a outra lente.
1. Você pode utilizar gotas lubrificantes ou umidificantes antes de retirar suas lentes. Uma ou duas gotas em cada olho são suficientes para umidificar as lentes, tornando-as mais fáceis de serem retiradas.
2. Olhe para cima e puxe a pálpebra inferior com o dedo médio da mão com a qual você escreve
3. Coloque seu dedo indicador na borda inferior da sua lente e deslize-a para baixo, até o branco do olho.
4. Aperte levemente a lente entre o seu dedo indicador e seu polegar e remova-a com cuidado.
5. Repita o procedimento para o outro olho.
Se as bordas da sua lente grudarem, aplique algumas gotas de soro fisiológico ou solução multiuso e friccione a lente gentilmente até que as bordas se separem
É fato: as lentes de contato aos poucos estão se popularizando e se tornando mais comuns na rotina dos brasileiros. Dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (Soblec), cerca de 2,5 milhões de pessoas são usuárias no país – a grande maioria representada por mulheres, adolescentes e atletas.
Mas apesar desse crescimento no uso das lentes de contato, oftalmologistas insistem em enfatizar a necessidade de uma higiene bem feita. Segundo oftalmologistas, a maioria das complicações encontradas com o uso das lentes de contato se dá por falhas na manutenção dos usuários.
Assim, trocar as lentes conforme necessário, usar produtos adequados de limpeza e cuidar do estojo das lentes ajudam na manutenção da saúde ocular e no prolongamento da vida útil dessas pequenas notáveis. A limpeza, o enxágüe e a desinfecção auxiliam na conservação das lentes, removem os depósitos ambientais e do próprio filme lacrimal, eliminam microorganismos e evitam complicações, que vão de conjuntivites a úlcera de córnea.
Um dos impulsos para que as lentes de contato conquistassem mais adeptos foi a “descomplicação” no manuseio e conservação das mesmas. Soluções multiuso, que reúnem as propriedades de limpeza, desinfecção e umidificação em um só produto, por exemplo, minimizam os gastos e facilitam a manutenção diária. De acordo com oftalmologistas, a limpeza e a desinfecção das lentes sempre que utilizadas colaboram enormemente para evitar complicações posteriores nos olhos. “É necessário o uso de soluções preparadas que sejam compatíveis com o olho e com o tipo de lente utilizada”.
• Lave suas mãos com um sabonete suave e seque-as com uma toalha sem felpas antes de tocar as lentes.
• Sempre manuseie a mesma lente primeiro, para evitar confusões entre lente esquerda e direita
• Limpe, enxágüe e desinfete suas lentes cada vez que removê-las. Siga as instruções de seu oftalmologista.
• Aplique spray de cabelo antes de colocar suas lentes.
• Aplique maquiagem depois de colocar suas lentes
• Mantenha fechadas todas as embalagens das soluções quando não estiverem sendo usadas.
• Utilize as soluções antes do término do prazo de validade indicado na embalagem; se o prazo vencer, jogue fora as soluções.
• Limpe seu estojo de lentes diariamente e deixe-o secar ao ar livre. Substitua seu estojo de lentes a cada três meses.
• Marque consultas periódicas com seu oftalmologista.
• Entre em contato com seu oftalmologista se você tiver alguma dúvida ou preocupação.
• Permita que sabonetes, cosméticos ou outras substâncias entrem em contato com suas lentes.
• Encoste a ponta de uma embalagem de solução em qualquer superfície, incluindo o seu dedo e as próprias lentes de contato.
• Reutilize qualquer solução para lentes de contato.
• Utilize colírios ou soluções não indicadas para uso com lentes de contato.
• Use suas lentes de contato na presença de vapores ou fumaças prejudiciais ou irritantes.
• Aplique maquiagem para olhos na porção interior de sua pálpebra.
• Utilize maquiagem que possa escorrer para dentro do seu olho.
A Miopia é a condição em que os raios de luz são focalizados antes de atingirem a retina. O míope enxerga bem os objetos próximos e, quando tenta focalizar algo mais afastado, procura forçar a vista na tentativa de reduzir a distância. Por isso, para enxergar um ponto mais distante, o míope aperta os olhos. A miopia mais comum é a axial, que se caracteriza pelo olho ser maior que o normal.
A Hipermetropia é a condição inversa à miopia, em que os raios de luz são focalizados após a retina. A Hipermetropia mais comum é a axial, que se caracteriza pelo olho ser menor do que o normal.
O hipermétrope vê melhor os objetos distantes. Pode- se observar que quem tem este problema costuma colocar o jornal a certa distância para poder lê-lo.
Astigmatismo é uma imperfeição comum, leve e facilmente tratável na curvatura do olho. A maior parte do poder de foco no olho ocorre ao longo da superfície frontal, chamada córnea. A próxima estrutura envolvida na focagem é o cristalino, lente que fica atrás da iris no interior do olho.
O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada ou dupla. Se a visão está apenas um pouco afetada, é possível que não tenha nada de errado. Astigmatismo mais significativo pode causar distorções visíveis.
Presbiopia é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.