atendimento@linsen.com.br
Entre em contato conosco, ligue(27) 3075-6060
Praticar esportes usando lentes, pode?

Quem usa lentes de contato pode ter uma dúvida comum: Dá para praticar esportes usando elas? E ir à praia ou piscina, pode? Pois os esportes e o uso de lentes de contato é uma combinação possível e saudável desde que usadas sob orientação de seu médico oftalmologista. Seja no ar, na água ou em terra cada esporte requer um ambiente específico e a escolha e cuidados com a lente são importantes para a saúde dos olhos. Hoje contamos com uma grande variedade de lentes de contato com características específicas para cada ambiente desejado.

As lentes de contato não atrapalham os movimentos, não embaçam com as mudanças de temperatura e não limitam o campo visual, não prejudicando a visão nessas situações. As lentes gelatinosas são as mais indicadas, porém as rígidas (duras) também podem ser usadas mas merecem atenção especial já que esportes de contato dependendo do impacto podem causar lesões.

É notável as particularidades do tipo de lente a ser usada para cada esporte principalmente com a variação de ambiente que cada esporte exige. Apesar destas particularidades, a importância da limpeza e desinfecção das lentes são fundamentais em todas elas logo após o uso e sendo feita com soluções específicas para cada tipo de lente, assim como a limpeza do estojo.

No mar e na piscina é preciso tomar alguns cuidados para não correr risco de infecção, já que ambientes aquáticos estão mais propensos a contaminações. A manutenção das piscinas é feita com cloro e outros produtos químicos que podem irritar e causar desconforto, como ardência. É preciso fechar os olhos debaixo d’água na piscina e usar óculos de mergulho para não perder nem contaminar as lentes, limpar e desinfetá-las após nadar e usar gotas umidificantes caso entre água nos olhos, antes de remover as lentes – no mínimo aguardar uns 20 minutos, pois este tempo permite um reequilíbrio das lentes com a lágrima tornando-as mais frouxas e protegendo a córnea durante a remoção. E se o risco de infecção for muito grande, é preferível descartar as lentes.

Fonte: Saúde Visual

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *