atendimento@linsen.com.br
Entre em contato conosco, ligue(27) 3075-6060
Os problemas de visão mais comuns dos brasileiros

Quantas pessoas você conhece que usam óculos, lentes ou apresentam algum problema de visão? Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas possuem doenças oculares. Há casos de dificuldade para enxergar de perto ou de longe e distúrbios que podem, inclusive, causar a cegueira.

Veja, no post de hoje, os problemas de visão mais comuns no Brasil e como as lentes de contato podem ajudar no tratamento e na melhora de qualidade de vida de quem sofre com eles.

1. Miopia

Este distúrbio visual figura entre os problemas de visão mais comuns no país. Há estimativas que apontam que ela pode atingir até 36% da população, e que, até 2050, 50% dos brasileiros deverão ter miopia.

Ela atinge pessoas de qualquer idade e provoca dificuldade para enxergar de longe com nitidez. Um dos sintomas mais característicos é o indivíduo “apertar”, no sentido de fechar, um pouco os olhos para tentar enxergar objetos distantes. É comum, também, ter dor de cabeça ou desconforto provocados pelo esforço para focar pessoas ou objetos distantes.

A partir deste fato, pode-se melhorar a qualidade visual com o uso de lentes de contato divergentes, ou seja, lentes negativas utilizadas para corrigir a miopia.

2. Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é caracterizada pela dificuldade de enxergar com nitidez objetos que estão próximos. Quem sofre com esse problema, enfrenta desconforto em atividades como a leitura, escrita ou no trabalho no computador, e costuma apresentar visão cansada e dor de cabeça.

A estimativa é que 65 milhões de brasileiros possuam hipermetropia. Para corrigir a visão, a opção mais cômoda é o uso de lentes de contato convergentes, ou seja, lentes positivas. Elas direcionam a luz para a retina, fazendo com que se consiga enxergar pessoas e objetos com nitidez em todas as distâncias.

3. Astigmatismo

Há estimativa de que 70% dos brasileiros apresentem algum grau de astigmatismo, miopia ou hipermetropia.

O astigmatismo é um problema de visão causado pelo formato irregular da córnea, o que ocasiona uma visão borrada e distorcida (tanto de perto quanto de longe), e deixa os olhos mais sensíveis à luz. É comum que, sem tratamento, as pessoas que possuem esse distúrbio sintam fadiga ocular e enxaqueca.

Indivíduos com astigmatismo já podem aproveitar a praticidade e comodidade das lentes de contato para correção desse problema, que ajudam a enxergar de modo mais estável e nítido em qualquer distância.

4. Presbiopia

Mais de 90% dos brasileiros com mais de 40 anos apresentam presbiopia. Também conhecida como síndrome da visão cansada, ela causa dificuldade de focalizar objetivos de perto, sobretudo letras e números. É caracterizada pelo enrijecimento do cristalino do olho, que perde a elasticidade e a capacidade de se modelar para melhorar o foco dos objetos.

Lentes de contato multifocais estão entre as opções para corrigir a presbiopia; elas permitem visão ampla, sem a necessidade de óculos de leitura.

Outros problemas comuns:

– Glaucoma (relacionado ao aumento na pressão nos olhos): estima-se que cerca de 900 mil brasileiros sofram desse problema;
– Catarata (opacificação do cristalino de seus olhos): maior causa de cegueira reversível no Brasil, a catarata atinge mais de 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm de 65 a 74 anos;
– Blefarite (condição permanente que provoca inflamação das bordas das pálpebras): junto à conjuntivite e ceratite, pode atingir um a cada quatro brasileiros.

Se você perceber algo diferente, como coceira, vermelhidão, dor ou lacrimejamento nos olhos, é importante procurar rapidamente um especialista. Muitos problemas podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis e de cuidados na exposição ao sol, e o uso de lentes de contato pode ajudar a corrigir diversos problemas de visão.

Continue aqui no blog e veja mais dicas para promover a saúde de seus olhos e evitar problemas de visão.

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *