atendimento@linsen.com.br
Entre em contato conosco, ligue(27) 3075-6060
8 principais dúvidas sobre as lentes de contato

Leonardo Da Vinci, por volta de 1508, já estava preocupado em como corrigir problemas de visão. Ele imaginou uma lente que, colocada na superfície do globo ocular, poderia ajudar as pessoas a enxergarem melhor, e a ideia foi indo adiante até que, no século XIX, as lentes de contato foram desenvolvidas.

De lá para cá, elas tornaram-se aliadas fundamentais para quem apresenta problemas de visão – e mesmo para quem busca apenas mudar o visual.

Entretanto, as lentes suscitam, ainda, diversas dúvidas. Veja, a seguir, quais são os principais questionamentos sobre as lentes de contato. Confira!

1. Para que servem as lentes de contato?

As lentes de contato são dispositivos que podem ser utilizados para fins médicos (corrigir a visão) ou para estéticos (por exemplo, no caso das lentes coloridas).

Elas atuam de modo semelhante aos óculos, desviando a luz e redirecionando-a para a retina, a fim de gerar uma visão mais nítida, sem distorção.

2. Quais são os tipos mais comuns de lentes de contato?

Os tipos mais comuns de lentes são as gelatinosas e as rígidas. As lentes gelatinosas apresentam fácil adaptação para o usuário e podem ser utilizadas para correção da maioria dos problemas de visão (exceto determinados graus de astigmatismo e para quem tem ceratocone).

Já as lentes rígidas podem demandar um período mais extenso para adaptação, mas são bastante eficazes, sobretudo em casos de alto grau de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

3. Com qual idade pode começar a usar lentes de contato?

Não há uma idade mínima. O que deve orientar seu uso é muito mais a maturidade e responsabilidade do usuário do que sua idade. As lentes de contato demandam cuidados para sua manutenção e limpeza, que exigem comprometimento de quem opta por elas.

estudos que demonstram que 80% dos jovens consideram fácil limpar e cuidar de suas lentes, apresentando adaptação adequada. Portanto, a idade não é o mais relevante para optar por lentes de contato.

4. Quais são os cuidados a serem tomados com as lentes de contato?

Sempre que as lentes de contato forem retiradas, precisam ser acondicionadas em um recipiente próprio em que haja uma solução específica para sua limpeza.

Ao manuseá-las é preciso que as mãos estejam higienizadas, sem a presença de sabão ou qualquer outra substância.

Dica: veja em nosso blog um artigo completo sobre os cuidados básicos que se deve ter com as lentes de contato.

5. Qual é a diferença entre as lentes de contato de descarte diário e as de descarte programado?

As lentes de contato de descarte diário são usadas por um dia e depois descartadas, sendo opções práticas em função de não exigirem cuidados com a sua limpeza.

Já as lentes de descarte programado podem ser utilizadas por períodos mais extensos (semanas ou mesmo o mês inteiro), demandando cuidados para a sua manutenção e para garantir sua vida útil. A escolha entre as duas opções deve ser tomada de acordo com o que o usuário julgar mais prático para a sua rotina diária.

6. É possível dormir com lentes de contato?

Alguns tipos de lentes de contato podem ser usados até mesmo durante o sono, outras devem ser removidas nesse período. É preciso, sempre, seguir as recomendações de uso do fabricante.

7. A receita médica para lentes de contato é diferente da receita para óculos?

Nem sempre o grau da lente é o mesmo dos óculos. Além disso, a receita para lentes de contato possui informações diferentes das usadas para óculos, como a curva da base, que garante que a curvatura da lente e a dos olhos coincidam, e o diâmetro, usado para calcular a largura das lentes.

8. É possível guardar as lentes em água?

Jamais guarde as lentes de contato imersas em água, pois ela possui uma concentração de sais diferente da dos olhos, o que pode alterar o formato da lente. Além disso, diversas infecções nos olhos podem ser geradas a partir dessa prática.

Existem soluções específicas para este fim, que contêm substâncias capazes de conservar as lentes, remover as impurezas da superfície e, ainda agentes antimicrobianos, que complementam o processo de limpeza.

As lentes de contato oferecem diversos benefícios a seus usuários. Sua utilização, quando seguidas as recomendações, é extremamente segura e eficaz para corrigir problemas de visão.

Qual é a sua experiência com lentes de contato? Você ainda tem alguma dúvida sobre elas? Deixe sua mensagem nos comentários e esclareça outros questionamentos sobre os principais mitos sobre as lentes de contato.

LIN_J2333_R01_Experiência-Linsen_CtA

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *