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8 alimentos que ajudam a sua visão

Normalmente, quando pensamos nos benefícios de uma alimentação saudável, lembramos da redução de peso, aumento da imunidade, prevenção de problemas cardíacos, etc. Mas você sabia que a alimentação também está relacionada à visão e à saúde de nossos olhos?

Há diversos alimentos que são amigos da saúde ocular e que ajudam a combater problemas como o glaucoma e a degeneração macular. Mas atenção: já adiantamos que nessa lista você não encontrará formigas. Os benefícios à visão associados ao consumo desse inseto são apenas mitos e não têm comprovação científica.

Confira, no post de hoje, alimentos que fazem bem para a sua visão e para a saúde de seus olhos.

1. Peixes

Os peixes estão entre os alimentos mais benéficos para a nossa visão, pois são fontes de ácidos graxos ômega-3, vitaminas A, B, D e E. Sardinha, bacalhau, cavala, salmão e atum são estimulantes para a circulação sanguínea. Dessa forma, ao ingeri-los nossas estruturas oculares, sobretudo a retina, receberão bastante oxigênio, essencial para a saúde dos olhos.

2. Frutas, legumes e verduras

As frutas, legumes e verduras de cor amarela ou verde (laranja, couve, brócolis, etc.) são fontes ricas de carotenoides, componentes que ajudam a prevenir a degeneração da mácula (área especializada no centro da retina responsável pela visão nítida) e atuam na redução dos danos causados por radicais livres.

O betacaroteno encontrado nos alimentos de cor alaranjada, como a cenoura, funciona como um antioxidante natural e é fonte de vitamina A, que contribui para o bom funcionamento da retina e outras partes de nossos olhos.

Já os alimentos de cores vermelha e roxa, como mirtilo, amora e cereja, são ricos em vitamina C e flavonoides, e seu consumo ajuda a prevenir a perda da visão e a retardar a progressão de outras doenças já instaladas, como o glaucoma.

3. Nozes

As nozes são alimentos ricos em ômega-3, ácidos graxos e vitamina E, o que as tornam boas aliadas na prevenção de males como a degeneração da mácula.

4. Ovos

O consumo de ovos está associado à redução dos riscos de deterioração macular relacionada à idade (DMRI), devido à presença de substâncias como a luteína, o zinco e a zeaxantina, encontradas na gema do ovo. Isso ocorre em função de que os danos oxidativos à retina aumentam as chances do aparecimento da DMRI, e as substâncias encontradas no ovo previnem danos celulares e perda gradual da visão.

Vale lembrar que o consumo de ovos para qualquer tratamento deve seguir orientação médica, já que, em quantidades inadequadas, pode levar ao aumento dos níveis de colesterol.

5. Sementes de girassol

As sementes de girassol são fontes de selênio, nutriente que favorece a saúde ocular e ajuda na prevenção da catarata.

6. Alho e cebola

Esses alimentos são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas B e C e possuem ação antimicrobiana e antiviral. O alho e a cebola agem como dilatadores dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e ajudando a prevenir o glaucoma, visto que a pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença.

7. Óleo de linhaça

O óleo de linhaça possui vitamina E e ácidos graxos ômega-3, ômega-6 e ômega-9, que ajudam nos tratamentos contra o olho seco, cujos principais sintomas são ardência, coceira e sensibilidade à luz.

8. Azeite virgem

O azeite virgem, rico em ômega-3, é um grande aliado na prevenção à degeneração macular (problema que pode, inclusive, levar à perda da visão).

Para que tenhamos uma boa saúde ocular, é preciso tomar alguns cuidados. Com hábitos simples e fáceis de seguir, como consumir alimentos que favoreçam o bom funcionamento de nossa visão, podemos evitar o surgimento ou a progressão de diversas doenças.

Você já conhecia os benefícios de algum dos alimentos que citamos? Quais são os cuidados que você toma para manter a saúde de seus olhos? Escreva pra gente pelos comentários!

 

Fontes: American Optometric AssociationHealth New York StateHarvard Health Publications, Medical Daily e US News.

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