atendimento@linsen.com.br
Entre em contato conosco, ligue(27) 3075-6060
7 sinais de que você precisa corrigir a visão com lentes de contato

Segundo um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (COB), a incidência da miopia no Brasil tem variado entre 11% a 36%, dependendo de fatores como a etnia, por exemplo. 

Estima-se que a miopia e o astigmatismo acometam 30% da população mundial com menos de 40 anos de idade. Outro problema de visão comum é a hipermetropia (dificuldade de enxergar com nitidez objetos próximos), e há previsão de que esse distúrbio atinja 65 milhões de pessoas no país.

Para quem está entre os brasileiros que possuem problemas de visão, mas não gosta ou não se acostumou a usar óculos, uma opção que vem ganhando cada vez mais adeptos, devido à praticidade e efetividade, são as lentes de contato. Confira, a seguir, 7 sinais de que você precisa corrigir a visão com lentes de contato.

1. Dificuldades em enxergar de perto

Se você é um amante da leitura, mas percebe que está ficando cada vez mais difícil de enxergar as palavras, fica contraindo os olhos ou aproximando os objetos para vê-los melhor, pode ter chegado a hora de procurar uma opção para corrigir sua visão. É possível que você tenha hipermetropia ou presbiopia, por exemplo.

Agora, se você está acostumado a ler deitado e nunca usou óculos, vai descobrir que eles podem ser desconfortáveis e atrapalhar a atividade. Eles reduzem seu campo de visão, forçando-o a procurar por novas posições, nem sempre confortáveis, o que pode gerar dores nas costas e no pescoço.

Já as lentes de contato, além de resolver seu problema e corrigir a visão, permitem que você leia em qualquer posição, confortavelmente e sem nenhuma interferência no campo visual. Há, inclusive, lentes que são específicas para esse tipo de distúrbio e que garantem uma experiência de leitura e de visualização de objetos próximos muito mais nítida e confortável.

2. Necessita correção de um grau alto de problema de visão

Quanto maior o grau para corrigir a visão, mais grossas e pesadas vão ser as lentes dos óculos. Novamente, as lentes de contato são vantajosas por ser mais leves e muito eficazes, mesmo em casos de grau mais elevado.

Para graus menores, as lentes de contato do tipo gelatinosa são as recomendadas. Para os mais altos, as rígidas podem ser as mais indicadas. Na dúvida, procure sempre um profissional para descobrir qual é o tipo de lente de contato indicado para você.

3. Trabalha ou realiza esportes ao ar livre

Quem trabalha em ambientes externos ou pratica esportes ao ar livre conhece as desvantagens de usar óculos. Além de escorregar do nariz e de limitar alguns movimentos, os reflexos do sol acabam incomodando as atividades.

Por exemplo, quando se está em um local mais quente, os óculos podem ficar embaçados. Na chuva, eles ficam molhados. Sem falar na preocupação de derrubar, quebrar ou mesmo perder os óculos.

Nessas situações, as lentes de contato oferecem maior liberdade de movimento e conforto, sem interferir na rotina de quem as usa.

4. Encontra dificuldade em dirigir em dias de sol

Há pessoas que apresentam maior sensibilidade e dificuldade de enxergar em ambientes mais iluminados, sobretudo com luz solar.

Se você já acha difícil observar as placas de sinalização nas estradas, imagine com o sol ofuscando sua visão. Para resolver o problema, você teria que adquirir óculos de sol de grau para utilizar em ambientes externos. Entretanto, como investir em dois pares diferentes pode pesar no bolso, algumas pessoas acabam utilizando óculos de sol comum, o que aumenta as chances de se envolver em um acidente de trânsito.

Para evitar o risco, as lentes de contato são boas opções. Uma de suas vantagens é que você poderá utilizá-las em qualquer ambiente e, quando necessário, usar os óculos de sol sem a necessidade de lentes corretivas adicionais. Elas garantirão conforto e segurança, permitindo que você enxergue de modo estável e nítido a qualquer distância.

5. Possui problemas de autoestima

Para quem não se acostumou a utilizar as lentes corretivas desde a infância, pode ser difícil, durante a fase adulta, se adaptar à aparência com os óculos, que acabam gerando uma interferência na estética das pessoas. Para esses casos, as lentes de contato podem dar um ar mais natural e aumentar a confiança e autoestima, sem atrapalhar o visual.

6. Coça os olhos insistentemente

Coçar os olhos pode significar fadiga ocular. Se você faz isso com frequência, deve procurar os motivos desse comportamento. A estrutura ocular é bastante delicada e a pressão exercida pelos dedos ao coçar os olhos pode causar lesões e favorecer o surgimento de alergias e outras doenças. Por isso, é fundamental buscar uma solução o quanto antes, como corrigir a visão com o uso de lentes de contato.

7. Apresenta dificuldade de concentração e cansaço visual

A dificuldade de concentração e o cansaço visual são sintomas clássicos de quem tem problemas de visão, podendo indicar um quadro de astigmatismo, hipermetropia ou miopia, por exemplo. Há possibilidade, também, de você ter presbiopia, a chamada “síndrome da visão cansada”, que atinge mais de 90% dos brasileiros acima de 40 anos.

As lentes de contato multifocais ajudam a corrigir o problema e podem auxiliar na concentração, uma vez que, com elas, não é preciso interromper suas tarefas para colocar os óculos, transportá-los, procurá-los, etc.

Estima-se que mais de 6 a cada 10 pessoas precisem de algum tipo de intervenção para corrigir a visão. Por isso, é preciso estar atento aos sinais e, logo que detectados, buscar soluções, como as lentes de contato.

Você apresenta algum dos sinais que apresentamos aqui? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

 

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *