atendimento@linsen.com.br
Entre em contato conosco, ligue(27) 3075-6060
5 maiores mitos sobre as lentes de contato

As lentes de contato são uma alternativa aos óculos e apresentam diversos benefícios: não quebram, não pesam, não escorregam no rosto, facilitam a prática de esportes para quem tem algum problema de visão, entre outros.

Entretanto, há quem acredite que esses benefícios podem ser usufruídos apenas por algumas pessoas. Há alguns mitos sobre as lentes de contato, como esse, que você precisa desfazer. Confira, neste post, os 5 maiores mitos e descubra como é fácil se beneficiar do uso das lentes de contato.

1. Lente é muito cara

Esse é um dos mitos mais comuns sobre a lente de contato. O custo das lentes pode ser bem menor do que se imagina. Além disso, as lentes de contato promovem benefícios que as tornam absolutamente acessíveis ao futuro usuário. 

Há diversas opções de lentes adequadas à correção visual, estilo e disponibilidade financeira do usuário. As lentes de contato de descarte diário podem ser, por exemplo, utilizadas em alternância com os óculos, sendo uma opção bastante econômica e prática.

2. Existe uma idade específica para serem usadas

Na verdade, as lentes de contato podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade. Adolescentes, crianças e adultos de todas as faixas etárias podem usar lentes, pois além de auxiliar na correção visual, elas podem ajudar a aumentar a autoestima.

Para utilizar lentes de contato, é mais relevante o comportamento e a responsabilidade do usuário do que a sua idade. Sendo assim, o nível de maturidade e a motivação são itens que possuem mais peso nessa decisão, uma vez que o uso das lentes requer atenção específica em relação a sua higienização, por exemplo. Nesse ponto, vale ressaltar que a maturidade dos jovens não deve ser subestimada. Ao contrário do que alguns pais imaginam em um primeiro momento, eles costumam adaptar-se e seguir adequadamente a rotina de cuidados. Conforme estudo, mais de oito em dez jovens consideraram fácil limpar e cuidar de suas lentes após três meses de uso, apresentando uma adaptação rápida e adequada.

3. Lentes são desconfortáveis

Quando utilizadas de modo correto, as lentes de contato não são desconfortáveis. Elas possuem propriedades que permitem conforto durante seu uso e fazem com que, depois de um primeiro momento de adaptação, o paciente nem se lembre de que está usando lentes.

Hoje, com o avanço da tecnologia e as inovações geradas, há a passagem de maior quantidade de oxigênio através das lentes e menor atrito com as pálpebras ao piscar, o que faz com que sua utilização seja segura e confortável ao usuário.

Para isso, é importante escolher o tipo de lente mais adequado para cada necessidade. Cada tipo de olho pode adaptar-se de maneira diferente aos diversos materiais que há no mercado. 

4. Lentes de contato são difíceis de colocar

Colocar as lentes de contato é mais fácil do que você imagina. Após as primeiras utilizações, a colocação fica fácil e rápida. As lentes rígidas requerem um período de adaptação maior, entretanto, logo também já são inseridas na rotina do paciente.

Para manuseá-las é sempre importante higienizar as mãos e verificar se as lentes não estão invertidas. Para descobrir, coloque-as na ponta dos dedos e direcione-os para a luz: se as bordas se alargarem para o lado externo, então, a lente está invertida.

Depois, basta colocar a lente na ponta do dedo indicador e usar e dedo médio da outra mão para segurar a pálpebra superior. Isso evita piscar na hora da colocação.

O próximo passo é utilizar os outros dedos para abrir a pálpebra inferior e mover a lente em direção ao olho para colocá-la cuidadosamente. Pode ser mais fácil fazer isso olhando para cima. Devagar, a pálpebra deve ser liberada e olho fechado por um momento (isso ajuda a lente a se ajustar). Depois, basta repetir o processo com o outro olho.

5. Elas podem se deslocar para trás do olho

Esse é um mito que se perpetuou, mas que não condiz com a realidade. É fisicamente impossível uma lente de contato se deslocar para trás do olho. Uma membrana fina (chamada de conjuntiva) reveste olho e se conecta no interior da pálpebra, impedindo que qualquer objeto escorregue e fique atrás dele.

É importante separar os mitos da realidade, e o uso das lentes de contato pode trazer diversos benefícios para pessoas de todas as idades. Você tem alguma dúvida sobre esses mitos? Conhece outros? Deixe sua mensagem aqui nos comentários!

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *