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5 cuidados com os seus olhos antes de dormir

A visão é um dos mais importantes sentidos que temos. É por meio dela que percebemos o mundo, nos relacionamos, estudamos, trabalhamos. Talvez pela naturalidade desse ato, acabamos não dando a devida importância ao cuidado de nossa saúde ocular, tanto que uma pesquisa constatou que cerca de 75% dos casos de perda de visão no mundo poderiam ser evitados se visitas periódicas ao oftalmologista fossem feitas.

No post de hoje, nós preparamos 5 dicas simples, fáceis e essenciais de cuidados com os olhos. Acompanhe.

#1 Siga a recomendação de uso das lentes de contato para dormir

Se você se beneficia do uso das lentes de contato, saiba que, para a o bem da sua saúde, deve seguir as orientações do fabricante no que se refere a dormir com elas. Algumas podem ser usadas até mesmo durante o sono, mas para outras, a recomendação é que sejam retiradas. Portanto, nada de dormir de lentes de contato sem ter certeza que é essa a indicação do fabricante, ok?

Leia também: 6 benefícios de quem usa lentes de contato

#2 Remova a maquiagem

Mesmo que o seu dia tenha sido atribulado e você esteja ansiosa por uma boa noite de sono, não vá para a cama com maquiagem no rosto, sobretudo na área dos olhos. Para a pele, essa prática pode aumentar a oleosidade local e favorecer o surgimento de cravos e espinhas.

Para os olhos, pode provocar problemas de saúde, como infecções e irritações. No caso do rímel, se ele não for retirado, pode danificar seus cílios e quebrá-los. Os produtos utilizados nessa área podem se acumular nas extremidades das pálpebras e obstruir os orifícios de liberação das lágrimas, provocando ressecamento dos olhos e favorecendo a formação de terçol.

Lembre-se de que não basta apenas lavar o rosto, é preciso remover toda a maquiagem com um demaquilante.

#3 Não force a visão usando celular no escuro

A luz emanada de aparelhos como celulares e tablets quando utilizados no escuro, aliada à força de concentração necessária para ler nessas condições, pode favorecer a ocorrência de insônia, fadiga ocular, dor de cabeça e outros problemas. O nosso corpo regula o ciclo do dia a partir da emissão de luz azul no ambiente; portanto, por emitirem essa claridade, os dispositivos móveis podem causar distúrbios do sono.

#4 Não coce ou esfregue os olhos

Quando estamos cansados ou com sono, pode ser tentador esfregar os olhos. A estrutura deles é bastante delicada e a pressão exercida pelos dedos ao coçá-los pode lesioná-los e facilitar o surgimento de alergias e diversas doenças, como o ceratocone (afinamento progressivo da córnea), comprometendo a visão. Portanto, nunca esfregue ou coce os olhos: opte por lavá-los.

#5 Apague as luzes do quarto

A exposição a padrões de luz e à escuridão ajuda a regular o ritmo circadiano de nosso sistema e padrões de sono e vigília. O escuro é um dos fatores mais importantes para garantir sua regularidade.

Assim, a qualidade de sono está diretamente associada à escuridão do ambiente. Quando nosso cérebro percebe luzes acessas, ele entende que ainda é dia e, portanto, não é momento de dormir. Apagar as luzes antes de dormir faz com que nosso corpo entenda que é hora de descansar.

A estrutura de nossos olhos é sensível, demanda alguns cuidados para o seu bom funcionamento e para evitar o surgimento de problemas de saúde.

E você, tem alguma dúvida sobre os cuidados que deve ter com a sua saúde ocular? Escreva pra gente pelos comentários.

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